Renovar RNE vencido – Documentos, valor

Saiba tudo sobre como fazer a renovação do RNE vencido

É preciso fazer renovação de RNE vencido para se enquadras as leis existentes no país e não enfrentar problemas com a justiça brasileira.

como-renovar-RNE-vencida

O RNE é a sigla de Registro Nacional de Estrangeiros e trata-se do documento oficial que comprova a identidade de pessoas que vieram de outros países para residir permanentemente ou periodicamente no Brasil.

A responsabilidade por emitir esse documento é da Policia Federal e pessoas na situação de refugiados e asilados podem solicitar a sua emissão sem nenhum custo.

Para explicar melhor como funciona o passo a passo para renovação de RNE vencido vamos abordar todas as etapas desse importante processo.

Documentos para renovar RNE

Para solicitar o serviço é preciso apresentar os documentos para renovar RNE, pois estes são indispensáveis para que a PF possa identificar o cidadão e solicitar o documento conforme as informações prestadas.

É fundamental estar em posse de todos os documentos pessoais e um comprovante de endereço. Esse comprovante deve ser do lugar onde está residindo no momento do pedido e é importante que o CEP está correto.

Se houver algum erro quando o sistema buscar pelo CEP, é possível que ocorra atrasos e morosidade na entrega do documento solicitado.

Cada situação do imigrante requer um tipo de documentação ser entregue e por isso é importante que seja consultado o site oficial da Policia Federal para conferir a lista completa que contempla a sua situação em particular.

De modo geral podemos citar que são solicitados os seguintes:

  • Documento ao qual deseja renovação;
  • Duas fotos 3×4 colorida e recente;
  • Comprovante de endereço recente;
  • Comprovante de pagamento da guia GRU cobrada pelo serviço.

Se houver hipossuficiência econômica referente ao pagamento da taxa do serviço, é preciso apresentar uma declaração que ateste a situação conforme designado pela portaria nº 228/2018-MJ.

Valor da taxa de renovação da RNE vencida

O valor da taxa de renovação da RNE vencida sofre variações entre R$ 80 e R$ 200.

Para emitir a guia GRU é preciso acessar o site da PF e selecionar a opção GRU que fica do lado esquerdo da tela. Ao clicar nessa opção abrirá uma nova tela contendo os serviços oferecidos e que podem ser selecionados.

preço-para-renovar-RNE-vencido

Depois de selecionar a opção que mais se adequa a sua situação, no caso deve-se selecionar Imigração/Estrangeiros. Em seguida é preciso selecionar novamente a opção correta dentre as seguintes:

  • Pessoas e entidades brasileiras;
  • Pessoas e entidades estrangeiras;
  • Requerimento para devolução de taxa.

Por fim surgirá uma tela onde deve ser preenchido um formulário eletrônico contendo as informações para o recolhimento. Tais dados consistem em nome completo, cep, telefone, endereço, bairro, cidade, e-mail, nome dos pais, unidade arrecadadora, código da receita STN e o valor a ser arrecadado.

Após finalizar o preenchimento completo do formulário é preciso clicar na opção Gerar. Após o boleto aparecer na tela é preciso salva-lo ou imprimi-lo.

Importante que saiba que não há como alterar informações digitadas no formulário, não é possível tirar cópia da guia e os campos para preenchimento são obrigatórios.

O pagamento da guia pode ser feito em qualquer agência bancária, nas casas lotéricas ou unidades dos Correios.

Preenchimento dos formulários

Além de gerar a GRU, é preciso preencher fazer o agendamento do atendimento em uma das unidades da PF. Para isso novamente deve-se acessar o site do órgão e clicar em Carteira de Registro Migratório e em seguida Preenchimento de Formulário.

Os dados solicitados devem ser informados sem erros e abrangem novamente informações pessoais acerca da filiação, data de nascimento e etc.

A segunda parte do formulário é composta pela aba Entrada no país onde deverão ser informadas a data de chegada no Brasil e demais dados sobre a entrada do Brasil. A terceira aba consiste em Endereço Residencial onde deve ser preenchido o seu endereço atual no país e a quarta aba Endereço Comercial se houver.

Por último é apresentada a aba Termo de Responsabilidade. Para verificar a agenda de atendimento é preciso informar o código da solicitação e em seguida selecionar a data e horário que mais se adequa para você.

No mesmo local no site também está disponível a opção para Reimprimir o formulário, Reagendar atendimento, Excluir data agendada e gerar nova GRU.

Migrações no Brasil

Houve determinada época que a maior parte da população brasileira era composta por estrangeiros, porém essa realidade mudou completamente. Estima-se que atualmente a população estrangeira represente somente 0,3% do número geral de habitantes. Essa porcentagem diz respeito a uma média 700 mil estrangeiros.

como-fazer-renovacao-RNE-vencida

Os países que mais apresentam migrantes para o nosso país é Italia, Haiti, Portugal, Bolivia, Japão e recentemente tem crescido o número de venezuelanos. O maior número de migrantes estão alocados nos grandes centros urbanos.

Se você precisa renovar RNE vencido não perca tempo e regularize hoje mesmo a sua situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *