Renovar Matrícula Escolar Online

Saiba tudo sobre como renovar a sua matrícula escolar online

Alguns estados brasileiros optaram por informatizar o acesso a vagas escolares e por isso todos os anos é preciso renovar matricula escolar online. Essa foi uma medida criada visando tornar mais rápido e fácil o processo de matriculas e re-matrículas que sempre causavam muita correria e dor de cabeça para os pais de alunos.

como-fazer-renovacao-de-matricula-escolar-online

Já ocorreram situações em que os responsáveis legais dos menores tiveram que dormir em filas em frente a unidades escolares na tentativa de garantir uma vaga para seus filhos.

As mudanças tornaram muito simples e rápido fazer uma matrícula, trocar de escola ou retornar a estudar depois de algum tempo sem freqüentar qualquer unidade escolar.

Para que você possa se adequar a esse novo sistema e conhecer todos os detalhes oriundos dessa mudança, reunimos todas as informações necessárias sobre como fazer a renovação online da matricula escolar.

Cronograma e calendário para renovação da matricula escolar online

Para pleitear por uma vaga na rede estadual de ensino é preciso estar atento ao cronograma de matrícula escolar online que é divulgado sempre no final do ano vigente e que tem como propósito informar as datas importantes do processo.

O cronograma é apresentado no site da secretaria de educação dos estados e ficam disponíveis para serem visualizados com bastante antecedência. Isso garante que todos estejam informados sobre as datas importantes.

Usaremos como exemplo o cronograma do estado do Rio de Janeiro, mas os demais estados seguem padrão parecido. Confira:

  • Data para renovação da matricula online;
  • Inscrição da 1º fase da matricula;
  • Divulgação nominal da lista de alunos alocados;
  • Confirmação da reserva da vaga para a unidade de ensino selecionada;
  • Inscrição da 2º fase da matrícula para alunos não alocados ou que não confirmaram matricula na fase anterior;
  • Confirmação das inscrições da 2º fase da matriculas;
  • Etapa de realização das matriculas pessoalmente nas unidades escolares.

É muito importante não perder os prazos do cronograma e estar sempre atento a divulgação do calendário para se organizar quanto aos procedimentos que precisam ser realizados.

Passo a passo da renovação da Matrícula Escolar online

Através do cronograma é possível conhecer as etapas da renovação da matricula online, mas para deixar ainda mais clara essa questão abordaremos todos eles novamente citando mais detalhes sobre cada um.

A divulgação da lista de alocados é muito importante para o processo e para garantir a vaga, pois através dela são listados os nomes de todos que se cadastraram e as respectivas escolas onde cada um foi direcionado.

documentos-para-fazer-renovacao-de-matricula-escolar-online

As pessoas cujos nomes forem divulgados na lista precisam confirmar a pré matricula. Essa é a maneira de formalizar o interesse pela vaga e também garanti-la. Se não houver a confirmação a vaga ficara livre para que na segunda etapa outro estudante manifeste interesse e seja alocado nela.

No caso de alunos que já estudam na unidade de ensino e desejam apenas renovar a sua matricula, precisam apenas comparecer a secretária da escola e informar o interesse. Na própria secretaria são feitos todos os procedimentos para efetivar a rematrícula.

Esse processo é mais simples porque a escola já possui todos os documentos do estudante e também todas as informações a cerca de seu rendimento escolar, série que irá cursar e demais dados obrigatórios.

Documentos necessários para efetivar renovação online de matrícula escolar

Para a matrícula presencial é preciso entregar documentos necessários para efetivar renovação online de matrícula. Esses documentos ficarão na pasta do aluno na instituição de ensino e será utilizada como arquivo das informações gerais entregues.

Tais documentos obrigatórios são os seguintes:

  • Documento de identidade oficial com foto – RG, CNH, Carteira de trabalho e qualquer outro que tenha validade oficial dentro do país. Para menores de idade são aceitos certidão de nascimento.
  • CPF ou comprovante de equivalente. Menores de idade que ainda não possuem o documento são dispensados de entregá-lo.
  • Histórico escolar ou declaração redigida pela última instituição de ensino onde estudou. Nesse documento precisam constar informações a cerca da série cursada e se o aluno foi aprovado e reprovado.
  • Comprovante de endereço atualizado.
  • Documento de identificação do responsável pelo aluno no caso de menores de 18 anos.

Os alunos que não entregarem a documentação completa ficam como pendentes e precisam providenciá-los o mais breve possível.

como-renovar-matricula-escolar-online

A matrícula escolar online esta disponível para as modalidades do ensino regular do 6º a 9º ano, ensino fundamental para jovens e adultos (EJA), séries do ensino normal, ensino médio vocacional profissionalizante e ensino médio vocacional intercultural em unidades vinculadas a secretaria de educação do estado.

Uma nova modalidade que surgiu recentemente e que também esta disponível é o ensino médio empreendedorismo que esta disponível em inúmeras unidades de ensino cadastradas junto à secretaria de educação.

Não deixe de observar os prazos no site da SEDUC e renove a sua matricula escolar online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *