Renovar Identidade Estrangeira Vencida – Documentos

Confira tudo sobre como fazer renovação da sua identidade estrangeira vencida

Embora muitas pessoas não tenham conhecimento disso, a carteira de identidade de estrangeiro vencida requer renovação.

fazer-renovacao-de-identidade-estrangeira-vencida

Esse documento é emitido para pessoas de outros países em situações especiais como o caso de permanência temporária no país ou estrangeiros asilados ou refugiados. Para solicitar o documento, o interessado precisa comparecer pessoalmente em uma unidade do Departamento de Policia Federal.

Os estrangeiros que vierem ao país como turistas, realizar negócios, realizar atividades esportivas ou artísticas tem o documento emitido imediatamente, porem nos primeiros casos citados existe um procedimento que deve ser seguido.

Confira todas as etapas necessárias para fazer renovação de identidade de estrangeiro vencida.

Como solicitar carteira de identidade estrangeira vencida

A carteira de identidade estrangeira é valida pelo período de nove anos. Antes da data de vencimento, o documento de identidade estrangeiro precisa ser renovado.

Para realizar o pedido de renovação de identidade estrangeira vencida é preciso acessar o site do Departamento de Polícia Federal.

Para acompanhar a resposta e andamento quanto ao pedido de renovação é necessário acessar o mesmo endereço.

Quanto à lista de documentos, informações adicionais sobre a renovação, substituição, emissão e qualquer outro assunto relacionado à solicitação do documento pode ser solicitada diretamente no e-mail estrangeiros@dpf.gov.br.

Esse endereço eletrônico é um canal direito com o Departamento de Polícia Federal.

Valor da taxa para solicitar renovação da carteira de identidade estrangeira

Nos casos de roubo, perda ou extravio do documento é preciso solicitar uma 2º via da carteira de identidade.

No site, o código para emissão da guia para pagamento da taxa é 140139 e tem o código CIE – outras vias.

A taxa para solicitação de carteira de identidade estrangeira vencida custa em média R$ 310 e pode ser paga em qualquer instituição bancaria ou casa lotérica até a data do seu vencimento.

Como solicitar carteira de identidade estrangeira

Como você pode verificar, renovar documento de identidade estrangeira vencida é muito fácil. No entanto, se você ainda não tem o documento, explicaremos todo o passo a passo para que você possa adquiri-lo e assim ficar devidamente regular com a justiça brasileira.

como-renovar-cedula-de-identidade-estrangeira-vencida

Atente-se a todas as informações descritas abaixo:

  • Acesse o site da Polícia Federal digitando no navegador dpf.gov e em seguida clicando em buscar.
  • Após entrar no site, selecione a opção Requerer Registro > Emissão/renovação de cédula de identidade estrangeiro > Anistia – Agendamento. Você pode seguir esse caminho tranquilamente, pois o site se encarregara de lhe mostrar as opções presentes em casa aba.
  • Surgirá um formulário eletrônico que deve ser preenchido com todos os seus dados pessoais. Após o preenchimento o site indicara as opções de hora e data disponíveis para serem selecionados.
  • Após efetuar a seleção da data, clique em Salvar e imprima o formulário que você digitou. A guia para pagamento será emitida em seguida e pode ser impressa ou salva em arquivo PDF.
  • Na data e unidade de atendimento selecionado, deverá comparecer com todos os documentos exigidos e apresentá-los ao atendente.

Uma situação que pode ocorrer é o site não disponibilizar datas para atendimento e nesse caso é preciso comparecer pessoalmente e imediatamente ao posto de atendimento mais próximo de onde irá morar.

Informações importantes sobre pedidos de Identidade Estrangeira

É necessário se atentar para algumas informações importantes sobre identidade estrangeira vencida para que não ocorram inconformidades com a justiça brasileira.

O cidadão estrangeiro que obter a identidade, mas que por algum motivo venha a se ausentar do país por período superior a dois anos ininterruptos perde o direito de permanência e o documento é cancelado.

Após esse período e do documento ser cancelado será preciso entrar com novo pedido e realizar todos os trâmites novamente.

No caso de estrangeiros menores de idade é necessário que estes estejam acompanhados por seus pais ou por seus representantes legais dentro do país. O ideal é que o documento seja renovado antes do seu vencimento, pois quando vencidos existe a cobrança de taxas e multas que devem ser pagos via GRU.

Deficientes físicos e estrangeiros maiores de 60 anos estão dispensados do processo de renovação do documento de identidade estrangeiro vencida.

Agendamento de estrangeiro – Polícia Federal

Ao realizar o agendamento no site da Polícia Federal tenha em mãos os seus documentos pessoais, pois o site irá requerê-los para que preenchimento do formulário eletrônico.

renovar-identidade-estrangeira-vencida

Tais documentos são os seguintes: RNE, nome completo, nome do pai e mãe completos, data de nascimento, estado civil, país de nascimento, cidades de nascimento, país de nacionalidade, ocupação principal, CPF, email, unidade da PF para o qual o agendamento esta sendo feito.

Além dessas informações ainda existem mais de três abas que devem ser preenchidas e estas dizem respeito à entrada no país, endereço residencial, endereço comercial e termo de responsabilidade que deve ser impresso no fim do cadastro.

Nunca deixe de efetuar renovação da cédula de identidade vencida para ficar em dia com a justiça brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *