Renovar CREF – Carteirinha

Confira tudo sobre como fazer renovação da carteirinha CREF

O recém graduado no curso de Educação Física precisa renovar a carteirinha CREF profissional após 12 meses da data de sua emissão.

passo-a-passo-para-renovar-carteira-CREF

O profissional com graduação nessa área tem como objetivo promover uma melhor qualidade de vida e saúde para as pessoas por meio das atividades físicas. Para isso eles se ocupam em orientar, acompanhar, instruir e preparar fisicamente diferentes perfis de pessoas e alcançam um público diferenciado e dinâmico.

Para trabalhar na área é preciso se graduar no curso Educação Física e possuir a carteira profissional devidamente atualizada através do órgão responsável por sua imissão e regulamentação.

Para fazer a renovação da carteira profissional CREF é muito simples e fácil e para te ajudar a sanar essa pendência separamos as informações mais importantes desse processo.

Como renovar a carteirinha CREF

O educador físico encontra no mercado de trabalho muitas possibilidades para exercer a sua função. Existe oportunidade de trabalho em escolas, academias de ginastica, musculação, aquática, clubes esportivos, recreação, turismo, preparação física individual e de equipes, ginastica laboral entre outros.

Para ter sucesso nessa área é primordial gostar e ter facilidade para trabalhar em contato direito com pessoas. Uma boa comunicação, inteligência emocional, paciência, persistência, conhecimento prático e teórico são ingredientes que juntos podem render muito sucesso na carreira de um profissional da área da educação física.

Para não perder as oportunidades que surgem ao longo da carreira é preciso se preparar para quando estas surgem. Uma dica é se preocupar com a renovação da carteira CREF, pois ela é indispensável para assumir um cargo nessa área.

Para fazer a renovação da carteirinha CREF é preciso apresentar a documentação necessárias ao órgão juntamente com os documentos e formulários necessários.  A nova identidade pode ser emitida no mesmo dia da solicitação desde que todos os documentos necessários sejam entregues.

Documentos necessários para renovar CREF – carteirinha profissional

Conforme mencionamos é necessário apresentar uma série de documentos obrigatórios para renovar CREF carteirinha profissional. Dessa forma é preciso que sejam apresentados a seguinte lista:

como-renovar-carteirinha-CREF

  • Carteira CREF vencida que fica retida após a emissão do documento novo;
  • 1 foto 3×4 colorida, recente e com fundo na cor branca para ser utilizada na nova carteira;
  • Cópia da frente e do verso do diploma universitário. O diploma precisar estar assinado no campo que diz respeito ao diplomado;
  • Cópia autenticada em cartório do RG. Não é aceita CNH – carteira nacional de habilitação;
  • Formulário de autorização para fornecimento de dados cadastrais a EBCT assinado se o solicitante optar por enviar a documentação para renovação via Correios.

Os documentos que fazem parte dessa lista são indispensáveis para a emissão da carteirinha CREF profissional.

A carteira profissional CREF pode ser emitida com validade para 1 ou 5 anos a depender da formação e nas duas situações a apresentação da lista de documentos é igual.

Locais para a entrega da documentação ao CREF

Para entregar a documentação e efetivar a solicitação da renovação da carteira CREF existem várias possibilidades para os profissionais que residem na cidade de São Paulo – SP.

Tais opções são as seguintes:

  • Sede do CREF 4 – A unidade se localiza na rua Libero Badaró, nº 377, 3º andar, bairro Centro. O horário de funcionamento é de Segunda a Sexta-feira das 8h às 17h;
  • Seccional Campinas – O endereço é Av. Marechal Carmona, nº 618, bairro Vila São Jorge, Campinas. O horário de atendimento é das 8h as 17h todos os dias úteis da semana;
  • Na unidade móvel de atendimento;
  • Designando um procurador para representa-lo nesse trâmite em particular.

Através dos serviços dos Correios. A documentação pode ser enviada através do Correio e ser recebida na agência mais próxima de sua residência pelo custo de R$ 26 que deverá ser pago ao retirar carteirinha CREF. O prazo para envio do documento via Correio é de até 20 dias úteis.

As unidades do CREF são responsáveis por fiscalizar as atividades desenvolvidas pelos profissionais da área. O trabalho de inspeção é feito por uma grande equipe que busca prevenir e identificar possíveis irregularidades praticadas por profissionais, empresas e demais envolvidos.

Tirar dúvidas, informar, instruir e promover o dialogo é também função do órgão da classe. Por isso os profissionais do CREF têm livre acesso para visitar as dependências dos estabelecimentos comerciais a qualquer momento.

renovacao-carteira-CREF

Os processos e fases relacionados a fiscalização são regulamentados através Resolução CREF/SP de nº 64/2012 e os autos de infração tem caráter de notificação devendo os itens apontados serem regularizados imediatamente.

Para mais informações, acesso a formulários, arquivos e PDF, normativas, notícias, boletins, acesso a área para emissão de boleto anual, consulta de profissionais da área, eleições, consultas aos profissionais com cadastro ativo, ações e promoções, auditorias, licitações e muito mais.

Nunca deixa de fazer a renovação da carteira profissional CREF par estar apto a atuar em sua área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *